Vistoria veicular para compra de seminovo: vale a pena?
19/12/2018

Vistoria veicular para compra de seminovo: vale a pena?

Na hora de comprar um carro seminovo, você certamente vai querer um carro em perfeitas condições. Ou se não for, você vai querer saber quais as avarias o veículo já passou. Quando você vai até uma concessionária escolher seu carro seminovo, precisa verificar alguns itens para não “comprar gato por lebre”. Nem todas as pessoas se sentem seguras para avaliar um carro seminovo. A maioria dos compradores não têm o conhecimento técnico para fazer essa avaliação. Nesses casos, é possível contratar uma vistoria veicular para realizar essa análise.

Como funciona a vistoria veicular?

Na vistoria veicular, o perito contratado (geralmente de uma empresa) vai até o local onde o carro está e realiza a vistoria, que inclui até 250 itens, dependendo da empresa e do pacote contratado. Após a verificação, o perito emite um laudo detalhado com o estado do veículo e o parecer: aprovado (quando o carro está em perfeitas condições), aprovado com ressalvas (o carro passou por alguma avaria, mas o reparo foi bem feito e ele está em pleno funcionamento) ou reprovado (casos de sinistro de grande porte).

motor de veículo seminovo

O que está incluso na vistoria veicular?

Como dissemos, cada empresa monta seu pacote de serviços, incluindo os itens a serem verificados. As vistorias veiculares mais completas incluem:

Carroceria

Inspecionada com o intuito de encontrar possíveis marcas de colisão e recuperação. Por mais perfeito que seja um reparo realizado em um carro batido, as marcas são perceptíveis para um perito. Também são verificados os códigos de fábrica e as gravações do chassi em todas as peças que contém essas informações, a fim de averiguar adulterações ou inconformidades com os dados e os padrões de fábrica.

Mecânica

A verificação mecânica começa com uma inspeção visual, em busca de problemas mais aparentes, como vazamentos de óleo ou fluido, pneu careca, entre outros. Depois disso, é feita uma análise para confirmar se a quilometragem mostrada no painel não foi adulterada. Em seguida, é feito um teste de funcionamento geral do veículo, quando ele é ligado e então observa-se o motor e os itens agregados, como alternador, ar-condicionado, bomba da direção hidráulica e bomba d’água.

É feito, ainda, um teste de rodagem, para uma avaliação geral do veículo, incluindo barulhos, alinhamento, comandos, freios, embreagem, direção, câmbio e demais itens.

visão do motorista no espelho retrovisor

Elétrica

Neste ponto, é verificado o funcionamento dos faróis, das lanternas e demais luzes, limpadores de parabrisas, travas e vidros elétricos, alarme, retrovisores, sistema de som e navegação e todos os demais componentes que compõem o veículo.

Em geral, a inspeção é feita e fotografada, a fim de facilitar a visualização das avarias encontradas. Essa vistoria veicular não é a mesma realizada pelo Detran para transferência de documentação do veículo. A chamada vistoria de transferência obrigatória deve ser realizada em oficina credenciada, que será filmada e transmitida ao Detran.

Quando for comprar seu carro seminovo, procure sempre uma concessionária de confiança. Conte com a Slaviero e adquira seu veículo com segurança e tranquilidade.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero