Como saber quando está na hora de revisar o ar-condicionado do carro
22/11/2018

Como saber quando está na hora de revisar o ar-condicionado do carro

Com a chegada do verão e as temperaturas cada vez mais altas em todo o país, o ar-condicionado deixou de ser um item de conforto e passou a ser essencial para o bem-estar dos ocupantes do veículo.

Para um bom funcionamento, é necessário realizar a manutenção do equipamento periodicamente. Indicamos verificar o sistema a cada 12 meses ou 15 mil km, o que acontecer primeiro. Também é fundamental incluir nas revisões do seu veículo a pressão do gás e o filtro habitáculo.

Mesmo que a quilometragem ou o tempo de rodagem não tenham sido atingidos, você deve atentar-se aos aspectos listados abaixo para garantir o bom funcionamento do seu ar-condicionado veicular.

ar-condicionado-veicular

Odores

Se você sentir algum mau cheiro vindo do ar-condicionado, pode ser sinal de entupimento no condensador de ar. Isso acontece quando insetos, folhas ou outras impurezas se alojam no local, impedindo o ar de passar.

Vidros embaçados

Quando os vidros internos ficam embaçados sem qualquer razão aparente, pode ser sinal de fuga na refrigeração do ar-condicionado. Recorra imediatamente à uma concessionária de confiança.

Vazamento

Logo após rodar com o ar-condicionado funcionando, é normal encontrar pequenas poças no chão debaixo do carro. Esse líquido é oriundo do sistema de drenagem que permite a condensação escapar. Porém, se a presença de água for frequente, mesmo quando você não usa o ar-condicionado, ou abundante, pode estar acontecendo um vazamento no líquido do arrefecimento. O mesmo motivo pode fazer com que o sistema não resfrie devidamente.

painel-carro-ford-com-ar-condicionado

Barulhos estranhos

Se você perceber barulhos estranhos quando liga o ar-condicionado, leve imediatamente para a manutenção. Pode ser que a bomba do compressor está com problemas e se você deixar o sistema entrar em colapso, a manutenção pode pesar no seu bolso.

Esses são alguns sinais que seu carro dá quando o ar-condicionado não está funcionando da maneira correta. Sempre que notar um deles ou quando chegar a hora, agende a sua revisão na Slaviero e rode com segurança e tranquilidade.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero