Porque a Ford é uma empresa socialmente responsável
24/04/2019

Porque a Ford é uma empresa socialmente responsável

Como a primeira empresa automobilística no Brasil a fazer parte GHG Protocol, a fim de reduzir a emissão de gases nos processos de produção, a Ford, há muitos anos, é uma empresa que se preocupa com os impactos de suas ações para o mundo e para as futuras gerações. Tanto que hoje conta, no Brasil e no mundo, com um setor exclusivamente responsável pela sustentabilidade.

Esse braço da montadora de veículos cuida de programas educacionais, ambientais, energéticos e de desenvolvimento de produtos, todos visando exercer uma gestão responsável dos recursos que estão de alguma forma ligados à Ford (pessoas, culturas, meio ambiente, etc).

A Política de Responsabilidade Ford se baseia na proteção da saúde e do meio ambiente. Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar de diferentes comunidades ao redor do mundo.  

Ford na Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Desde o ano 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas) projeta para o futuro alguns objetivos para o desenvolvimento sustentável no mundo. Em 2015, os países membros definiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): uma agenda mundial, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030, visando a promoção da responsabilidade socioambiental ao redor do planeta.

Enquanto importante agente de transformação social, a Ford se comprometeu a contribuir, juntamente aos Estados, com tais objetivos, por entender que esses desafios globais exigem uma colaboração eficaz entre vários interessados em nível local, nacional e internacional. Hoje, a empresa contribui principalmente para os objetivos 3, 6, 9, 11, 12 e 13 da agenda. Sendo eles: saúde e bem-estar; água potável e saneamento; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; além de ação contra a mudança global do clima, respectivamente.

Programas de Sustentabilidade Ford

O braço de desenvolvimento sustentável da Ford foca em seis principais iniciativas, que desenvolvem diferentes ações e projetos pelo Brasil e pelo mundo. Desde que a montadora pensou e planejou sua sustentabilidade, há mais de 20 anos atrás, tem se preocupado em promover transformação social por meio de sua atividade fim e iniciativas paralelas. A empresa vem desenvolvendo estratégias para gerar um impacto positivo mudando a forma como seus produtos são produzidos, mudando a maneira como as pessoas se locomovem e melhorando a qualidade de vida dos sere humanos.

O Relatório Ambiental do Ford Brasil apresentou, nos últimos 5 anos, que as fábricas brasileiras alcançaram bons resultados. O consumo de água, energia elétrica e gás natural foi minimizado. Desenvolvimento de produto, iniciativas ambientais, política ambiental, mudanças climáticas e educação são principais focos das ações de sustentabilidade da Ford no Brasil. Conheça alguns um dos ramos de sustentabilidade Ford no Brasil.

Desenvolvimento de Produto

O Brasil é um dos cinco centros mundiais de desenvolvimento de produtos da Ford. Por isso trabalham aqui com as tecnologias mais avançadas, garantindo a produção de veículos cada vez mais seguros, econômicos, acessíveis e amigos do meio ambiente.

Iniciativas Ambientais

Cada fábrica da Ford estuda e segue as iniciativas ambientais criadas especificamente para aquele ambiente. Essas iniciativas vão desde a construção do prédio até o cuidado com a natureza e com a saúde dos colaboradores.

Mudanças Climáticas

Sendo a primeira empresa automobilística do Brasil a fazer parte GHG Protocol. A Ford se compromete com a busca por medidas que reduzam o grau de gases gerados nos processos de produção.

Educação

Sabendo a importância da educação, programas de alfabetização e capacitação são alguns dos maiores orgulhos da Ford, que procura levar para comunidades brasileiras a esperança de um futuro melhor.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero