Line Lock: o que é?
23/11/2018

Line Lock: o que é?

Line Lock é o nome de um dispositivo que permite o travamento dos freios dianteiros independente dos freios traseiros de um veículo. Trata-se de um interruptor eletrônico que controla a válvula dos freios, permitindo que sejam manejados separadamente. Popular entre os entusiastas de burnouts, o sistema Line Lock encontrado no Ford Mustang vem como um eficiente complexo de segurança, além de um assistente eletrônico para fritar os pneus. Entenda as funções desse acessório e quais possibilidades ele traz ao motorista.

Ao condutor do veículo, cabe apenas pressionar um botão para aplicar o freio apenas nas rodas dianteiras. Então basta pisar fundo no acelerador para subir fumaça branca dos pneus traseiros. É um método muito mais simples do que modular o pedal do freio até soltar as rodas traseiras (como a manobra geralmente é feita em veículos que não possuem o sistema Line Lock).

Na versão 2018 do Ford Mustang, o Line Lock também vem como uma ferramenta excelente para auxiliar na preservação do carro. Além de evitar danos aos freios e à transmissão, ele limita o tempo da manobra a 15 segundos. Tempo suficiente para se divertir e para o cheiro de borracha entrar nas têmporas, sem desgastar totalmente os pneus traseiros.

traseira de um ford mustang

Como funciona o Line Lock?

Quando o sistema Line Lock é ativado no interruptor, a pressão do fluido dos freios é impedida de ser transferida para as rodas traseiras, permitindo que girem livremente, enquanto os freios dianteiros são controlados com o pedal de freio. A grande vantagem dessa configuração é a capacidade de manter o burnout em velocidades baixas, reduzindo o desgaste dos pneus traseiros.

Para que serve o Line Lock?

Line Lock é a principal ferramenta para a prática dos burnouts, ou borrachões (como também são conhecidos). Trata-se de métodos utilizados para aumentar a temperatura dos pneus e proporcionar uma melhor tração antes de uma corrida. A manobra também é usada com frequência apenas para exibição, em exposições e circuitos esportivos. Carros orientados para o esporte, como o Ford Mustang, já vêm com “modo de burnout” integrado, onde o sistema de Line Lock é ativado.

carros mustang em pista de corrida

Fique Atento

A Ford implantou o sistema no Mustang exclusivamente para uso profissional. O Line Lock foi um sistema criado inteiramente para ser utilizado em pistas de competição. Correr com o carro fora dessas condições pode invalidar a garantia da montadora.

No Brasil, praticar borrachão em vias públicas é uma infração gravíssima, com penalidade de multa, sete pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir e apreensão da Carteira de Habilitação e do próprio veículo.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero