Ford cria Tapete de Acessibilidade para Cadeirantes
07/01/2019

Ford cria Tapete de Acessibilidade para Cadeirantes

O Tapete de Acessibilidade Ford, ou Accessibility Mat, é um acessório portátil e inovador, criado para auxiliar a movimentação de cadeirantes nas ruas da cidade. O acessório, que também se encaixa como tapete de porta-malas do EcoSport, é móvel, dobrável e pode ser encaixado atrás da cadeiras de rodas.

Ainda em fase de protótipo, a novidade faz parte das pesquisas da Ford na área da mobilidade. O objetivo foi criar um acessório capaz de auxiliar cadeirantes em situações que diariamente impedem sua mobilidade pelas ruas da cidade.

cadeirante com mãos em sua cadeira d roda

O Tapete de Acessibilidade vem como equipamento para subir ou descer de calçadas, entrar ou sair de trens e metrôs, ultrapassar pequenos buracos e desníveis ou até como complemento de rampas que já existem nas ruas, mas que ainda assim acabam não atendendo às necessidades dos cadeirantes.

Estrutura do Tapete de Acessibilidade Ford

Construído com materiais selecionados, o Tapete de Acessibilidade Ford tem estrutura composta por alumínio aeronáutico e revestimento de EVA. Foi desenvolvido para ser um acessório leve, porém resistente. Quando aberto, o tapete fica rígido automaticamente, podendo suportar até 250 Kg.

celular com app do tapete de acessibilidade

O Tapete de Acessibilidade também é equipado com sensores e um microprocessador. O objetivo desses mecanismos é enviar sinais via Bluetooth para um aplicativo no smartphone do cadeirante toda vez que o acessório é utilizado. A ideia dos desenvolvedores é que essas informações formem um banco de dados, em que os pontos da cidade que requerem mudanças a favor da acessibilidade sejam mapeados.

Veja como o Tapete de Acessibilidade Ford funciona:

Tapete de Acessibilidade: O Projeto

No Brasil, existem cerca de 46 milhões de pessoas com deficiência física, das quais 7% precisam lidar com a falta de acessibilidade nas ruas. Desenvolvido pela Ford, em parceria com a agência GTB e o estúdio Code, o projeto une design e tecnologia para dar mais liberdade a essas pessoas.

O desenvolvimento do Tapete de Acessibilidade teve a participação do designer Rodrigo Lima, além da colaboração de Billy Saga, rapper e presidente da ONG Movimento Superação, que busca levar cidadania às pessoas com deficiência. O projeto também contou com apoio da estilista Michele Simões, que trabalha com moda inclusiva e é autora do blog Guia do Cadeirante Viajante.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero