Entenda os prazos para revisão do seu caminhão Ford
13/09/2018

Entenda os prazos para revisão do seu caminhão Ford

O caminhão é a principal ferramenta na vida de um caminhoneiro e estar com sua máquina funcionando perfeitamente significa mais do que entregar suas encomendas em dia, não ter dores de cabeça no meio da estrada, atrasos com seus horários ou evitar gastar muito dinheiro com reparos inesperados. Ter um caminhão com suas revisões em dia evita um milhão de problemas e ainda cuida do mais importante: da segurança da vida do motorista na estrada e dos seus companheiros na highway. Falar de revisões de automóveis sempre bate uma preocupação com os custos, até porque manter um caminhão funcionando bem não é um investimento tão baixo. Mas acredite, existem maneiras de economizar bastante nessas manutenções e vamos falar sobre isso hoje.
O primeiro passo para a economia é entender os prazos para revisão do seu caminhão e o segundo passo é não deixar nenhum detalhe escapar. Estar sempre de olho no funcionamento perfeito das peças, mesmo fora do período de revisão, é primordial para identificar sinais de mal funcionamento e futuras problematizações do seu veículo.

caminhão ford azul com carroceria fechada

Quais são os tipos de manutenção e os prazos de cada uma?

1) A Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva já é explicada em seu nome: com essa manutenção, profissionais de mecânica farão uma checagem em todo o caminhão, peça por peça seguindo uma lista para analisar se é necessário trocar algum item, além de renovar óleo, filtro e deixar tudo funcionando perfeitamente. Essa é a melhor maneira de economizar dinheiro com qualquer veículo, porque verificamos se uma peça dará defeito com um tempo e cuidamos dela antes que isso aconteça e afete outras peças gerando mais gastos. Sem contar com a segurança de rodar com seu caminhão tranquilamente sem ter surpresas de defeitos nas estradas. A Manutenção Preventiva é recomendada para caminhões de médio e grande porte a cada 10 mil quilômetros rodados nas estradas, dentro do próprio estado ou estados vizinhos. Se você usa o caminhão para entregas dentro da cidade, é necessário checar os freios e demais itens com mais frequência, a cada 5 mil quilômetros, aproximadamente.

2) A Manutenção Corretiva

A Manutenção Preventiva é aquela que já fazemos aborrecidos. Isso porque alguma peça do caminhão deu defeito e precisamos gastar tempo e dinheiro para consertá-la. Para o azar de muitos motoristas, esses defeitos acontecem no meio de uma operação de trabalho e geralmente longe da sua concessionária e quando o caminhão precisa deste tipo de reparo, geralmente uma peça afeta a outra e a troca delas gera desconforto e custos inesperados. Por isso, sempre indicamos fazer a Manutenção Preventiva, para evitar transtornos que podem ser previstos e consertados antes mesmo do problema acontecer.

ford cargo vermelho

3) A Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva também é muito interessante, assim como a Manutenção Preventiva. Essa é mais específica porque utilizamos equipamentos modernos para analisar cada peça do seu caminhão e ter ideia de como elas estão funcionando no dia a dia. Com essas ferramentas, conseguimos ver se uma peça apresentará defeito nas próximas semanas e já fazemos os reparos necessários antes da surpresa chegar. Também é indicado fazer a cada 10 a 15 mil quilômetros rodados com o seu caminhão.

E aí? Qual foi a última vez que você fez uma revisão no seu caminhão? Já está chegando a hora de fazer novamente? Existem algumas dicas para você ficar sempre atento e diagnosticar seu próprio veículo e descobrir se ele precisa de uma análise técnica e alguns reparos. Os automóveis sempre apresentam sinais antes de uma peça mecânica parar de funcionar de vez e ficar atento à eles é essencial para manter sua ferramenta de trabalho sempre operante.

10 dicas para manter seu caminhão sempre funcionando perfeitamente

  1. Faça uma lista de verificação do seu caminhão;
  2. Troque o óleo com certa frequência;
  3. Troque o filtro toda vez que trocar o óleo;
  4. Preste atenção nos ruídos do caminhão;
  5. Fique atento a refrigeração do motor;
  6. Verifique os freios todos os dias;
  7. Mantenha os pneus balanceados e alinhados;
  8. Olhe sempre o tanque de combustível para ver se está sem água;
  9. Verifique todo o sistema elétrico;
  10. Não esqueça os prazos de revisões.

Pequenos detalhes podem salvar o seu bolso e a sua vida nas estradas. Fazer a revisão do caminhão sempre em dia vai te poupar muita dor de cabeça e manter seu trabalho sempre eficaz. Quando precisar de manutenções, venha à Slaviero para economizar e receber um excelente serviço.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero