Controle de Estabilidade do Ford Focus
21/01/2019

Controle de Estabilidade do Ford Focus

O Ford Focus é um carro para quem gosta de carro. Feito para motoristas que são movidos pela adrenalina, o modelo esportivo, potente e tecnológico impressiona quem pilota. O sucessor do Escort é um hatch médio de respeito que trouxe diversas inovações no quesito segurança. Um deles é o Controle de Estabilidade (ECS), considerado por especialistas a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança.

O equipamento será obrigatório em todos os veículos vendidos no Brasil a partir de 2022. Sendo que, em 2020, já deve ser equipamento de série em todos os novos projetos de carros lançados no país.

O que é

painel do ford focus


O Controle de Estabilidade (ECS) é um sistema eletrônico que evita que o condutor perca o controle em situações críticas, como em curvas muito fechadas ou pisos escorregadios, atuando diretamente nos freios, contribuindo para maior segurança e reduzindo as chances de acidente.

Como funciona

O sistema identifica se o movimento realizado pelo motorista condiz com a direção em que o carro está se movimentando. O ECS é acionado automaticamente sempre que detecta discrepância entre as direções.

O Controle de Estabilidade funciona através de sensores de velocidade, inclinação e guinada. Quando o motorista move o volante e o sistema percebe que a curva do carro está desproporcional ao movimento, o ECS freia as rodas individualmente conforme a necessidade.

ford-focus-na-cidade

Por exemplo: O motorista vira o volante subitamente para a direita. Sem o Controle de Estabilidade o carro sairia do controle e poderia causar um acidente. Nesse caso, o ECS freia a roda traseira direita para que o carro retome o rumo correto e o motorista assuma o controle do veículo novamente.

Quando necessário, o Controle de Estabilidade também pode diminuir a aceleração do motor ou freiar uma ou duas rodas para auxiliar a subida em pisos adversos, como o paralelípedo molhado.

O Controle de Estabilidade funciona automaticamente e faz parte do pacote de segurança que equipa o Ford Focus.

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero