Qual a diferença entre um VUC, um caminhão toco e um trucado? Apesar das muitas semelhanças, existem cinco principais categorias nas quais os veículos de carga se diferenciam, desde sua finalidade às suas capacidades.
Uma característica fundamental para entender essas diferenças diz respeito ao peso a ser transportado em cada eixo do veículo. No Brasil, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) é o órgão que estabelece esse peso máximo. A regulamentação existe para evitar ao máximo a degradação do asfalto e garantir a segurança dos pedestres e condutores. Assim, os caminhões podem levar cargas pesadas desde que essa esteja distribuída por vários eixos.
VUC é a sigla para Veículo Urbano de Carga. Nessa categoria estão os caminhões de
menor porte, destinados a circular em áreas urbanas. As dimensões máximas para esse tipo de veículo são de 2,2 metros para largura e 7,2 metros para o comprimento, enquanto a capacidade não deve exceder 1,2 tonelada distribuída em dois eixos simples.
Esse tipo de caminhão costuma ser essencial para a logística de distribuição de carga nos centros urbanos, principalmente em zonas onde caminhões não podem trafegar. Eles devem possuir emissão de poluentes limitada e fabricação posterior a 2005. Para dirigí-los é preciso ter habilitação do tipo B.
Caminhão toco, ou Semi-pesado, é a categoria dos caminhões que possuem o eixo dianteiro simples e o traseiro podendo ser simples, onde a capacidade máxima é de 12 toneladas, ou duplo, onde a capacidade máxima é de 16 toneladas. Alguns modelos de Vans também compõem essa classificação por oferecerem um modelo sem carroceria, na qual a capacidade de carga é superior a 1,2 toneladas. Para dirigir esse tipo de caminhão normalmente é exigida habilitação C (B apenas quando o peso bruto total não ultrapassa 3,5 toneladas).
Caminhão Truck, ou Pesado, é a classe de caminhões com eixo dianteiro simples e um conjunto de dois eixos traseiros. Nesse tipo de veículo, os eixos traseiros podem ser ambos duplos, onde a capacidade máxima é de 19,5 toneladas, ou misto, quando um é simples e outro é duplo e capacidade máxima são 23 toneladas.
Esses caminhões são os mais comuns de serem vistos nas estradas, sendo os principais responsáveis pelo tráfego de carga nas rodovias do país. Para conduzi-lo é necessário ter habilitação C, quando o peso bruto total não excede 6 toneladas, ou E.
O Bi-Truck é um caminhão com dois eixos dianteiros simples e dois eixos traseiros duplos ou mistos. Dependendo das características dos eixos, sua capacidade varia entre 25,5 toneladas e 29 toneladas. Essa categoria de veículos é capaz de distribuir melhor o peso da carga sobre os eixos e por isso é conhecida por apresentar maior eficiência e por levar mais carga. Assim como na classe anterior, a habilitação exigida é do tipo C ou E, dependendo do peso bruto total transportado.
Trator, ou Cavalo Mecânico, é a categoria de caminhões que inclui o cavalo, onde estão cabine e motor, e o conjunto de tração, onde carga é condicionada para transporte. O veículo pode ter dois eixos simples dianteiros e um duplo traseiro, três eixos (Truckado) sendo dois traseiros, ou quatro (Bi-Truck). O veículo de tração pode ser semirreboque ou reboque, sendo sua capacidade máxima dependente da quantidade de eixos e de reboques ou semirreboques acoplados ao cavalo.
Nessa categoria estão incluídas todas as composições de caminhões com veículos de tração. No país, esse tipo é responsável por suprir a necessidade de escoar grande quantidade de carga por rodovias. As composições mais comuns são:
Na hora de avaliar qual modelo de caminhão comprar é importante ter em mente para quê será utilizado, qual tipo de carga, considerando peso e dimensões, além de quanto se pretende investir.