Como saber se chegou a hora de trocar de carro
10/09/2018

Como saber se chegou a hora de trocar de carro

O seu automóvel ajuda você a chegar ao trabalho, a se divertir com os amigos, a levar a família para passear e a realizar diversas atividades no seu dia. Porém, como toda máquina, chega uma hora que ele começa a ficar desgastado e mesmo eficiente pode apresentar alguns problemas. Será que é a melhor hora para trocar de carro?
Claro que adquirir um veículo novo requer planejamento, principalmente financeiro. Afinal, o custo é alto e mesmo você dando o seu como entrada vai precisar pagar algumas parcelas. Por isso, é preciso avaliar bem para ter a certeza de que é necessário trocar de carro e poder se preparar para essa aquisição.
Para ajudá-lo, separamos algumas dicas com sinais de que pode ser hora de você visitar uma revenda de veículos. Veja todas elas e avalie a sua situação!

Muita manutenção pode indicar a hora de trocar de carro

O seu veículo passa mais tempo na oficina do que com você? Se a quantidade de manutenções está aumentando muito pode ser um sinal de que é hora de se preparar para comprar um novo automóvel.
A falta de manutenção preventiva pode ser um dos motivos de levar um carro a precisar de muita manutenção, bem como o grande uso e uma quilometragem grande rodada. Há também algumas marcas que estragam com maior facilidade.
Seja qual for a sua situação, quando o gasto começa a ser grande com mecânico, pode ser interessante pensar em adquirir um carro zero ou seminovo.
Para ter uma noção de quando o custo da manutenção está maior do que o comum, calcule quanto é 10% do valor de venda do automóvel. A manutenção não pode ultrapassar isso. Consulte a Tabela Fipe para ver o valor de venda atual do seu veículo.

mulher fazendo manutenção embaixo do carro

Ruas cheias de buracos levam a rodas desgastadas

Se você transita por uma região com ruas muito esburacadas deve ter notado como isso é péssimo para as rodas do seu veículo. Chega um momento em que alinhamento e balanceamento das rodas não são mais suficientes. Então, o que fazer?
Quando a roda é de aço pode compensar trocar, pois o custo é menor e com a troca você evita um grande desgaste do pneu. Porém, rodas de liga leve têm o valor muito elevado e trocá-la pode não ser interessante pelo custo. Nestes casos é bom pensar em um veículo novo.

Quilometragem rodada

Quantos quilômetros você já rodou com o seu veículo? No geral, quando passa de 100 mil km rodados o carro começa a precisar de muita manutenção. Se o seu já passou disso ou está perto de atingir esta marca, prepare-se para trocá-lo.
Lembre-se também que quanto maior a quilometragem rodada, mais desvalorizado o automóvel vai ficando no mercado.

Combustível consumido

Se o seu veículo atual não é muito econômico pode ser interessante trocar. O valor que você vai economizar com gasolina ou álcool vai ajudá-lo a pagar a prestação de um novo ou seminovo e você ainda terá um automóvel com melhores condições em suas mãos.
O grande consumo de combustível pode ser causado pela idade do carro, uso intenso ou até mesmo pelo modelo não ser econômico. Quando for trocar, verifique a média de consumo de combustível antes de escolher o modelo novo.

carro sendo abastecido

A garantia acabou

Quanto anos a montadora deu de garantia para o seu veículo? Três ou cinco? Na verdade, a quantidade de tempo praticamente não importa. O que deve ser levado em conta é que se a garantia terminou você fica desprotegido. Pode acontecer de precisar ter um gasto muito grande com o seu carro em breve.
Já pensou se tem um problema com o motor? Para evitar essa e outras preocupações, é melhor trocar de carro. Você pode, por exemplo, adquirir um seminovo com um ano de uso. O preço é mais baixo e você ainda consegue aproveitar alguns anos da garantia da montadora.

Gostou das dicas? Precisa trocar de carro? Estamos prontos para oferecer veículos novos e seminovos com bons preços. Entre em contato conosco ou venha nos visitar!

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero