Como evitar custos muito altos com seu carro novo ou seminovo
05/09/2018

Como evitar custos muito altos com seu carro novo ou seminovo

Não importa se você tem um carro novo ou seminovo, ele vai gerar custos. E não pense que estamos falando apenas das parcelas do financiamento e do combustível. Saiba que há muito mais contas para pagar do que essas.
Taxas de aquisição do veículo, seguro, revisões periódicas, estacionamento, IPVA e limpeza podem sair caro. O que fazer? Tentar economizar e evitar custos mais altos é a melhor opção.
Para ajudá-lo a evitar grandes gastos com o seu veículo separamos algumas dicas. Confira e economize!

Combustível é um custo alto para o seu carro seminovo ou novo

Não é possível escapar desse custo. Afinal, se você quer usar o seu carro, vai precisar abastecê-lo. Porém, é possível tornar este gasto mais leve.
A primeira coisa a ser feita é escolher bem o modelo do veículo na hora de comprar. Prefira os mais eficientes no consumo de combustível. Para saber qual o melhor, verifique o consumo médio informado pela própria montadora.

bomba de combustível abastecendo veículo
Depois disso, na hora de encher o tanque é preciso pesquisar os preços, mas também abastecer apenas em postos de confiança. Afinal, de nada adianta pagar mais barato pelo combustível e ter que trocar peças depois, devido à gasolina adulterada.
Tenha cuidado também com itens que podem aumentar o consumo de combustível e, consequentemente, elevar o gasto, como:

  • Peso desnecessário: quanto mais peso, mais o motor é forçado e maior o consumo de combustível. Por isso, evite carregar peso desnecessário;
  • Ar-condicionado: o uso aumenta o consumo de combustível. Sendo assim, só ligue se realmente for necessário;
  • Calibragem do pneu e pressões adequadas: quando corretas deixam a movimentação do automóvel mais fácil e ajudam a gastar menos combustível;
  • Velas desgastadas: quando não são trocadas no tempo certo, a queima do combustível acontece de forma irregular e o consumo aumenta.

Manutenção: prevenir é tudo

Antes de comprar pesquise sobre o valor da manutenção. Em geral, carros mais baratos possuem uma manutenção mais econômica.
Seja qual for o modelo do seu carro, é preciso ficar atento à manutenção preventiva, pois não fazê-la pode levar a grandes danos e consequente gasto maior.
Sendo assim, fique atento a:

  • Freios: a cada 10 mil quilômetros rodados você precisa fazer uma revisão nas pastilhas, tambores e discos de freio. Além disso, pelo menos uma vez por ano é preciso trocar o fluido de freio;
  • Troca de óleo: a cada seis meses (ou conforme indicação do fabricante), em média, é preciso trocar o óleo lubrificante e o filtro do óleo para evitar danos ao motor;
  • Sistema de arrefecimento: a limpeza deve ser feita a cada 30 mil quilômetros, bem como a troca do aditivo do radiador;
  • Filtro de Ar: o fluxo de ar é essencial para que o motor funcione bem. Se ele não funciona bem, acaba gastando mais combustível e tendo maior desgaste. Por isso, não deixe de trocar o filtro de ar, que é barato, uma vez por ano;
  • Filtro de combustível: ele impede que impurezas do combustível cheguem ao motor e o danifiquem. Troque a cada 10 mil quilômetros e evite grandes gastos;
  • Velas: faça a troca na data estabelecida pela montadora. Elas são essenciais para o bom funcionamento do motor.

motor de carro

Pesquise valores do seguro

O seguro é necessário, mas é um gasto alto, por isso, pesquise antes de contratar. Compare preços em pelo menos quatro empresas. Veja o que elas oferecem e quanto cobram. Essa simulação pode ser feita online, com poucos cliques, e pode resultar em uma boa economia.
Claro que não dá para fazer milagre e que qualquer carro vai ter gastos além da prestação do financiamento. Porém, apostar na manutenção preventiva, por exemplo, faz com que seja evitado um problema maior e consequente gasto grande. O mesmo acontece ao escolher um bom modelo, ter cuidado na hora de abastecer e de escolher o seu seguro. Com atenção é possível gastar menos.
Está pensando em trocar de carro e adquirir um mais econômico? Temos excelentes modelos à disposição. Entre em contato conosco!

https://www.slavierobsb.com.br/wp-content/themes/slaviero